Logotipo da Carina Nogueira Psicóloga

Terapia Cognitivo-Comportamental

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma das abordagens da psicologia mais bem pesquisadas. Centenas de estudos comprovam que a TCC é eficaz para o tratamentos de diversos transtornos mentais e problemas psicológicos e por isso é o tipo de psicoterapia mais indicado em diversos casos.

Orientada para as necessidades do paciente e focada em questões do presente, a TCC ajuda o paciente a desenvolver habilidades para lidar com as dificuldades de maneira efetiva.

O princípio básico da TCC é que a nossa interpretação sobre uma situação vivida influencia diretamente no que sentimos, em como agimos e em nossas reações corporais. Ou seja, não são as situações em si que geram as emoções e os comportamentos, mas o que pensamos sobre essas situações.

Se pensarmos sobre uma situação de forma equivocada, distorcida e disfuncional, podemos nos sentir mal, mas se pensarmos de forma mais realista (normalmente mais positiva e adaptativa), podemos nos sentir melhor.

Terapia Cognitivo-Comportamental

Assim, a TCC trabalha a identificação e o questionamento dos pensamentos disfuncionais do paciente, buscando formas mais realistas (normalmente mais positivas e adaptativas) de pensar, para que o paciente se sinta melhor. Durante o processo terapêutico também são ensinadas estratégias práticas para o enfrentamento de situações difíceis, como habilidades de resolução de problemas, estratégias para a tomada de decisão, técnicas de relaxamento, manejo de emoções intensas e comunicação assertiva. Melhorar a qualidade do sono e organizar a rotina também costumam ser alguns dos objetivos da terapia.

Diferente de outras abordagens psicológicas, a postura do terapeuta cognitivo-comportamental é ativa e diretiva. Nessa abordagem o terapeuta auxilia o paciente a identificar seus pensamentos e a adotar uma perspectiva mais realista das situações, fornece informações importantes ao paciente, ensina habilidades para que o paciente lide com os desafios de forma eficaz, acompanha o progresso do paciente ao longo do tratamento e ajusta as estratégias para garantir que os objetivos terapêuticos sejam alcançados.

Terapia Cognitivo-Comportamental

O objetivo principal da Terapia Cognitivo-Comportamental é que o paciente aprenda a reconhecer e a lidar com seus próprios problemas de forma adequada, possibilitando que ele assuma o controle de sua saúde mental.

Se sentir que é o momento certo para começar, entre em contato e agende uma sessão.