Logotipo da Carina Nogueira Psicóloga

Blog

/ / O estigma em torno dos transtornos mentais
10 mar 2024

O estigma em torno dos transtornos mentais

Avatar da Carina Nogueira Psicóloga
Carina Nogueira
Psicóloga
O estigma em torno dos transtornos mentais

Vivemos em uma sociedade onde a compreensão e aceitação dos transtornos mentais ainda são desafios a serem superados. O estigma associado a essas condições muitas vezes cria barreiras para indivíduos que precisam de ajuda profissional. Falar sobre esse assunto de forma objetiva e descomplicada é um meio de quebrar o estigma e facilitar o acesso aos tratamentos adequados.

 

O QUE SÃO OS TRANSTORNOS MENTAIS

Segundo a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), os transtornos mentais são caracterizados por alterações no pensamento, nas percepções e nas emoções e por comportamentos anormais. Essas alterações costumam afetar as relações com outras pessoas e a qualidade de vida de quem tem o transtorno.

Entre os transtornos mentais estão a depressão (transtorno depressivo maior, transtorno depressivo persistente), ansiedade (transtorno de ansiedade generalisada), ansiedade social (fobia social), transtorno bipolar, esquizofrenia, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), transtornos do neurodesenvolvimento (como o transtorno do espectro autista e TDAH), entre outros. 

É importante compreender que os transtornos mentais não são simples variações normais de emoções ou comportamentos. Eles são diagnósticos clínicos que atendem a critérios específicos estabelecidos em manuais de diagnóstico, como o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) ou a Classificação Internacional de Doenças (CID). Por exemplo, tristeza não é sinônimo de depressão. Sentir tristeza em alguns períodos da vida é natural, já a depressão envolve um conjunto de sintomas, não apenas a tristeza ocasional. 

Para ser considerado um transtorno mental, um conjunto específico de sintomas deve estar presente, assim como as condições abaixo:

  • Sofrimento significativo para a pessoa ou prejuízo em sua vida cotidiana (como nas relações interpessoais, no trabalho ou nos estudos);
  • Persistência dos sintomas por um período significativo de tempo (geralmente por algumas semanas ou meses); 
  • Impacto em mais de uma área da vida (como a social, profissional ou educacional). 

 

CAUSAS

Os fatores envolvidos no desenvolvimento dos transtornos mentais incluem a genética, infecções perinatais, fatores familiares, sociais, culturais e econômicos, condições de trabalho, estresse, situações problemáticas vividas, entre outros. Os transtornos mentais são uma condição complexa, mas que possuem tratamento e muitas pessoas alcançam uma recuperação significativa com tratamentos adequados, que podem incluir psicoterapia, medicamentos, apoio social e mudanças no estilo de vida.

 

TRATAMENTO

A busca por ajuda profissional é fundamental para o diagnóstico e tratamento adequados. Psicólogos e psiquiatras são os profissionais da saúde mental capacitados a realizar avaliações e oferecer os tratamentos apropriados para cada transtorno e, em muitos casos, a combinação de psicoterapia e tratamento psiquiátrico é a abordagem mais eficaz.

Pedir ajuda não é um sinal de fraqueza, mas sim um passo corajoso em direção ao cuidado e ao bem-estar emocional. Se surgirem dúvidas ou se estiver pronta para iniciar um processo terapêutico, estou à disposição. Fique bem!

Compartilhe
Continue lendo